quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Adeus À Paz


Morre hoje, aos 95 anos de idade (e espero que não morra mais ninguém este ano), Nelson Rolihlahla Mandela. 
Mandela foi um exemplo para todos nós, e se você não sabe sua história faça o favor de pesquisar, pois é mais que necessário saber. Dedicou mais da metade de sua vida em prol da humanidade e igualdade de direitos e lutou em favor da liberdade dos negros. Foi o primeiro presidente livre da África do Sul.
É triste ter de dar adeus a uma pessoa tão moralmente exemplar como foi Mandela, difícil ter de encarar a realidade que depois dele não virão outros parecidos. "Um dos maiores líderes morais e políticos de nosso tempo", segundo Ali Abdessalam Treki, Presidente Geral das Nações Unidas.
Além de ganhador do Prêmio Nobel da Paz, Mandela foi ainda advogado dos direitos humanos e conseguiu instituir um dia chamado Dia Internacional Nelson Mandela, comemorado no dia de seu nascimento, 18 de julho, com o objetivo de valorizar em todo o mundo a luta pela liberdade, pela justiça e pela democracia.
Eu queria entender por quê, dentre tantos líderes exemplares que tivemos e ainda temos, existem pessoas tão cruéis e verticalmente opostas a todos esses princípios (e que fique claro que isto não entra no quesito "politicamente correto", é apenas moral). Dirijo-me aqui ao Marco (in)Feliciano. Como pode uma pessoa deste escalão ser eleita Presidente da Comissão Dos Direitos Humanos e Minorias do país? Pessoa homofóbica, racista e tendo como última opção pensar nos direitos da minorias, o que deveria ser ao contrário.
Eu não sei muito o que dizer a não ser lamentar. Eu lamento. Lamento por termos perdido uma pessoa que conseguia fazer a diferença no mundo, por mísera que fora (e não foi, diga-se de passagem); lamento por saber que iguais a ele dificilmente aparecerão e se aparecerem logo darão um jeito de sumirem com o coitado. Eu só consigo lamentar, ou então quem sabe ter uma mínima esperança por saber que possa, talvez, contribuir com seus ideais.
Por favor, não deixem morrer o "espírito Mandela" que há dentro de cada um. Quem sabe assim possamos mudar alguma coisa. 


Post dedicado à morte de Nelson Mandela.

3 comentários:

  1. Parabéns, Vivi! Belo texto! Também senti muito a morte desse Homem, exemplo para a humanidade. Espero que o seu ideal continue vivo no coração das pessoas que querem um mundo melhor.

    ResponderExcluir